SERVIÇOS OFERTADOS PELA OBRA

Programa PAR A QUE TENHAM VIDA   
O Programa PAR A QUE TENHAM VIDA visa atender crianças,  jovens e adultos, no fortalecimento da convivência familiar e comunitária, contribuindo para o desenvolvimento de seu protagonismo e autonomia e  em colaborar   com transformação de vidas num processo  continuo de desenvolvimento integral para uma inserção  ativa no mundo resgatando os valores inerentes á vida.

Público Alvo

Crianças e adolescentes na faixa etária de 04 a 17 anos, de ambos os sexos, matriculados na rede de ensino;
- Crianças e adolescentes encaminhados pela rede socioassistencial;
- Crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional e/ou reconduzidos ao convívio familiar após medida protetiva de acolhimento;
- Crianças e adolescentes que vivenciam situações de fragilização de vínculos;
- Crianças e adolescentes que as famílias trabalham o dia todo ficando expostos a situações de riscos pessoais e sociais.
- Crianças e adolescentes com deficiência, beneficiárias do BPC;
- Crianças e adolescentes de famílias beneficiárias dos programas de transferência de renda;
- Crianças e adolescentes de famílias com precário acesso a renda e a serviços públicos.


Famílias em situação de:

o Vulnerabilidade e risco social, em decorrência de dificuldades vivenciadas por algum de seus membros, em situação de pobreza, reclusão, dependência química, privação e/ou fragilização de vínculos afetivos relacionais e de pertencimento social, bem como vivências de situações de discriminação etária, étnica, de gênero ou por deficiências;
Baixa escolaridade;
Usuários de programas de transferência de renda e benefícios assistenciais;
Usuários que atendam os critérios de elegibilidade a tais programas ou benefícios, mas que ainda não foram contempladas.

O PROGRAMA se organiza em vários PROJETOS:

PROJETO AMAR E CUIDAR

Direcionado às crianças e adolescentes: encontros em grupos que promovem o atendimento de conflitos, situação familiar, direitos humanos, cidadania e outros temas que venham ampliar a capacidade para alcançar a garantia de direitos. É papel fundamental nesta atuação valorizar a autoestima, o desenvolvimento de resiliência, a constituição de valores, referências e identidades – a fim de que as crianças e adolescentes exerçam sua cidadania, fortalecendo por meio de reflexão sua condição pessoal e sua responsabilidade social.

Direcionado à Família: busca conhecer, acolher e oferecer as mesmas suporte técnico, orientação, esclarecimentos e formação para atuação em suas realidades E GERAÇÃO DE RENDA. Essa proposta de dupla proteção prevê atendimento às famílias, com características e procedimentos pautados pela Política Nacional de Assistência Social (PNAS). Entende-se, por exemplo, que cada família tem uma dinâmica própria que mantém ou transforma seu cotidiano (incluindo aspectos biológicos, psicológicos, religiosos e socioculturais) e leva em consideração o fato de que os sistemas familiares variam quanto a constituição, funcionalidade de seus integrantes e longevidade das relações.

Nesta atuação da instituição no conceito da situação de risco e vulnerabilidade social, atuamos junto aos vários tipos de arranjos familiares encontrados nas regiões atendidas: núcleo de familiares monoparamentais, nos quais a mulher, na maioria, quem desempenha o papel de provedora e cuidadora; núcleo de família extensa, em que familiares ou conhecidos assumem coletivamente a criação das crianças; núcleo de famílias recompostas, que tem por base nova união; famílias nuclear, modelo padrão, formado por pai, mãe e filhos; núcleo de famílias fragmentadas, em que genitor mora com avó ou avô da criança, integrando numa mesma casa três gerações.

Direcionado aos profissionais: A missão de “mobilizar, articular, desenvolver e gerir ações sustentáveis de inclusão e transformação social, contribuindo para a promoção da cidadania” sinalizou a necessidade de que os atores sociais dos nossos projetos fossem protagonistas das ações e, sobretudo, atuassem de forma articulada.
No ambiente social onde atuam organizações do terceiro setor não se age isoladamente, não se transforma nada sozinho e o processo de emancipação se constrói sempre por meio de ações coletivas, algo que é naturalmente desafiador e exige competências específicas. Esse processo exigi e tem demandado significativo investimento por parte da Instituição, competências específicas de gestores, técnicos e educadores, mas, sobretudo, muita determinação e persistência.
            A equipe precisa estar alinhada, ou seja, ter objetivos comuns e atitudes coerentes com a proposta, sendo fundamental garantir espaços para a reflexão coletiva. Nesses casos temos as reuniões pedagógicas, formação teórica e capacitação dos COLABORADORES. É este engajamento que nos orienta avaliar O IMPACTO do projeto, direcionar novas estratégias, ampliar os resultados e buscar novas ferramentas para atender os USUARIOS. A capacitação acontece a cada três meses, reuniões semanais e avaliação mensal dos resultados.


SERVIÇOS OFERTADOS

Grupo psicossocial ( Projeto Vida/ Reunião de grupo)
Curso Money Teen
Reuniões socioeducativas
Oficinas de Geração de Renda
Capacitação dos colaboradores ( contratados/voluntários)
Acolhida e acompanhamento dos usuários
VISITAS CULTURAIS, TÉCNICAS E RECRIATIVAS
Momentos de lazer

Projeto SPORTLIFE (Esporte para a Vida)

 Este Projeto  tem o esporte como inclusão social proporcionando aos usuários uma oportunidade de absorverem e colocarem em prática conceitos de cidadania, além de contribuir para o desenvolvimento físico, psicológico, social e cognitivo. São aulas de basquete, futsal e educação física.

 SERVIÇOS OFERTADOS

Oficinas:
  • Futsal
  • Basquete
  • Educação Física

Visitas culturais, técnicas e recreativas
Jogos Amistosos
Torneios esportivos

Projeto DE BEM COM A NATUREZA

A Obra Auxiliar da Santa Cruz tem o privilégio de ter uma área verde em que desenvolvemos a educação ambiental com foco em três pilares: cuidando, conhecendo e confrontando.
O termo educação ambiental remete à ideia do desenvolvimento físico, moral e intelectual do ser humano, e o termo ambiental trata da compreensão e entendimento sobre o meio em que se vive. A união dos dois termos, Educação Ambiental, trata da reformulação de comportamentos humanos em relação ao meio ambiente para conservá-lo. Nosso objetivo é proporcionar a prática de atividades que estimulem a consciência de crianças e adolescentes sobre as questões ecológicas da nossa realidade. Com isso, tentar passar de forma simples as ações viáveis e necessárias para uma mudança de atitude em nosso dia a dia. 

SERVIÇOS OFERTADOS


Oficinas:
·                    Meio Ambiente: Agroecologia e plantio sustentável (o manejo com a terra, a escolha das sementes, o plantio de árvores, verduras e legumes), lixo e arte com reciclagem (ensinando o uso dos materiais recicláveis) e proteção ambiental.
·               Culinária: agroindústria alimentar

Visitas culturais, técnicas e recreativas.


Projeto BIBLIOTECA LERVIDA

Em 2010, a Obra Auxiliar da Santa Cruz ampliou sua atuação na cultura e na educação com a abertura da Biblioteca Comunitária Lervida. Apoiada pelo Instituto C&A, dentro do Programa Prazer em Ler ( 2010-2015) foi possível dar materialidade a este projeto. A partir dessa parceria  a Biblioteca está em funcionamento e  desde então o Bairro Santa Clara e os demais bairros  do seu entorno tem um espaço de incentivo á leitura, de acesso diário e próximo as suas residências. Um espaço que hoje conta com um acervo de mais de 4 mil livros, na sua maioria de Literatura e está  aberto diariamente ( segunda a sexta) para o acesso a comunidade. Além do empréstimo de livros, a biblioteca participa e promove  durante o ano  variadas ações para fomentar  o prazer pela leitura e ainda semanalmente em seu espaço ela tem várias atividades literária que para participar é necessário uma inscrição prévia nas mesmas.
Com o Instituto C&A aprendemos uma nova metodologia  de Biblioteca Comunitária que utilizamos até hoje,  esta consiste em potencializar e integrar quatro eixos: espaço de leitura, acervo, mediação da leitura e gestão.
 A Biblioteca  não está imbuída apenas de aumentar o domínio da leitura e da escrita dos usuários ela tem  como objetivo promover a fruição cultural por meio do fomento à leitura de literatura conforme expressa o princípio básico do Programa Prazer em ler: “Ler é uma prática social fundamental à formação do cidadão e importante via de acesso ao conhecimento e à cultura”.

SERVIÇOS OFERTADOS

Laboratório Literário: capacitação crianças e adolescentes que desejam ser mediadores de leitura.

Clube dos Leitores:  espaço para a mediação de leitura para conversar/ bate papo sobre livros mediados ou sobre leituras feitas pelo grupo. Ambiente de  troca de  experiências literárias e impressões de leitura.

Grupo Voluntários da Biblioteca:  Outra forma de integração é o programa de voluntariado adolescentes/jovem para aqueles que já se encantaram pelos livros e querem doar um pouco de seu tempo para disseminar esse gosto pela leitura. O voluntário colabora também com organização da Biblioteca, no cadastro do acervo, acompanhamento do uso dos livros na biblioteca e participa nos eventos literários e dá apoio ao Mediador responsável na Biblioteca.
Literatura Itinerante: criada para ser uma biblioteca itinerante de estrutura prática e eficaz, em sua proposta cumpre a missão de resinificar espaços públicos e democratizar o acesso à cultura, levando livros de literatura de qualidade e atividades de incentivo à leitura a outros espaços (organizações sociais, escolas, creches, praças...) onde for solicitada ou por iniciativa da própria biblioteca.
Empréstimo dos livros para a comunidade

Projeto TRANSPORTE PARA AS CRIANÇAS DO BAIRRO SANTA LUZIA
           
Este projeto nasceu em 2015 perante uma demanda oriunda do Bairro Santa Luzia que não tinha acesso aos projetos da Obra por falta de recurso para providenciar o transporte.
            Perante a verificação da grande vulnerabilidade que o bairro tem  a Organização criou um Projeto para captação de recurso para contratar os Escolares para fazer a deslocação das crianças e adolescentes do referido bairro que não tenham acesso a transporte.
            Importante destacar que este bairro fica a uma distancia que não permite a deslocação sem um transporte e que o transporte público é altamente dispendioso para este público.

SERVIÇOS OFERTADOS

Transporte Escolar para 45 usuários do Bairro Santa Luzia.

Acesso aos demais Projetos no contra turno escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário